Emer e Cabo Anderson recebem o Senador Astronauta Marcos Ponte (PL)

Emer pode vir a ser o próximo prefeito de Peruíbe

Da Redação

Há menos de 20 dias das eleições, o candidato do PL em Peruíbe, Emer Abou Jaoude, está bem mais perto da vitória do que talvez ele mesmo acredite.

A constatação é simples e é real, e está apontada na pesquisa feita pela Adans Estatística e Consultoria entre os 5 e 7 de setembro último.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número SP-07160/2024, a pesquisa segue o padrão usual que buscou amostras de intenções de votos em pelo menos 18 bairros da cidade (incluindo o centro), e distribuiu as entrevistas entre eleitores femininos e masculinos, de quatro faixas etárias, apontando ainda questões de escolaridade e faixa de renda.

São duas as modalidades apontadas pela pesquisa: a primeira – a espontânea – que é quando o entrevistado aponta o nome de sua preferência sem indicação do entrevistador. Já na segunda – a estimulada – o eleitor busca dentre alguns nomes apontados no questionário. Em ambas as situações Emer tem pelo menos cinco pontos percentuais à frente do segundo colocado, distanciando-se um pouco da margem de erro da pesquisa.

Os números

Na pesquisa espontânea Emer aparece com 23% das intenções de voto, destacando-se como estando em primeiro lugar, e bem à frente de Gilson Bargieri, que aparece em segundo, com 18,3% das intenções de votos. Felipe Bernardo, o candidato apoiado pela administração, conta com 6,3%, enquanto o Médico Dr. Bruno aparece com pífios 1,1%.

Quando o assunto é a pesquisa estimulada, Emer que, em Peruíbe, tem o apoio do ex-presidente Bolsonaro, ainda aparece em primeiro lugar, com 30,6% dos votos, bem à frente de Gilson Bargieri que chega nos 25,7%. Já Felipe Bernardo aparece em 13,9%, e o Médico Dr. Bruno conquista 2,1%.

Outro ponto de muitíssima importância na análise de uma pesquisa eleitoral está para o índice de rejeição dos candidatos. Segundo analistas e estatísticos, uma rejeição de qualquer candidato acima de 20% aponta para a derrota iminente, aqui não importando se ele está ou não em primeiro lugar na pesquisa. E o que é a rejeição? A rejeição é a resposta à pergunta clássica: “Em quem você jamais votaria para prefeito?”.

Considerando esta premissa, pode-se aferir que Emer tem mais este fator em seu favor, já que sua rejeição apontada na pesquisa feita pela Adans não é mais que 12%, ao passo que Gilson Bargieri tem 23% de rejeição, estando à frente de Felipe Bernardo que tem 16,8% e do Médico Dr. Bruno que tem apenas 6% de refeição.

Todos estes números, porém, não dão vitória antecipada a qualquer dos candidatos. O resultado da pesquisa indica que existem ainda cerca de 23% de indecisos, o que significa que, se considerados os 58.861 apontados pelo TSE como eleitores aptos a votarem no dia 6 de outubro próximo, existem ainda 13.538 eleitores e eleitoras ávidos e ávidas para serem convencidos pelos candidatos.

Como “toda unanimidade é burra”, lembrando Nelson Rodrigues, é de se prever que, ainda que boa parte destes 13.500 eleitores venham a se definirem por este ou aquele candidato, reverter os dados apontados por uma pesquisa agora, quando se caminha para a reta final da campanha, é, convenhamos, muito difícil.

Caixa de Comentários do Facebook

Confira também

Emer recebe carinho da população no encerramento de sua campanha: “Obrigado, Peruíbe!”

Caixa de Comentários do Facebook

Descubra mais sobre "O Que Escrevi, Escrevi!"

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by MonsterInsights