Chamados

Leitura Bíblica: Mateus 9.9-12

Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Mateus levantou-se e o seguiu. (Mt 9.9)

O Senhor Jesus, que teria poder para fazer sua obra sozinho, quis treinar discípulos que o auxiliassem em seu ministério e depois continuassem o trabalho após a sua morte, ressurreição e ascensão ao céu. O interessante é que o grupo de seguidores que ele reuniu não era de gente com boa formação religiosa, como os fariseus. Entre outros, havia no grupo pescadores, um zelote (um rebelde político pronto para derrubar Roma) – e Mateus, o personagem da leitura bíblica de hoje. Ele era um publicano, um judeu que cobrava impostos do próprio povo em nome dos romanos! Por isso era odiado pelos seus compatriotas, que o consideravam um traidor.

No entanto, quando Deus nos chama para fazer sua obra, devemos ser obedientes. Mateus é um exemplo para nós, pois aparentemente não pensou duas vezes em dizer “sim” a Jesus. Muitas vezes, nos sentimos incapazes de atender ao chamado do Senhor por sermos jovens, inexperientes ou até mesmo nos sentirmos indignos. Saiba que esse sentimento é bom. Deus quer pessoas que se reconheçam incapazes e dependam totalmente dele para a realização da sua obra. Durante nossa caminhada, Deus nos aperfeiçoa em nossas fraquezas, nos tornando semelhantes a ele.

Jesus nunca prometeu a seus discípulos que segui-lo seria fácil. Ele mesmo afirmou que nem tinha onde repousar a cabeça (Lc 9.58). Quando Deus chama, é preciso renunciar a tudo aquilo que nos afasta do Senhor e dizer “sim”, seguindo o exemplo de Mateus. Jesus veio para buscar e salvar pecadores, ir ao encontro dos perdidos (Lc 19.10). Hoje, cada cristão tem a missão de ser um representante de Cristo. Isso não é obrigação somente de quem foi ordenado ao ministério ou de missionários, mas de cada cristão. Lembre-se, mesmo diante dos desafios, Jesus nos capacitará para falar as boas-novas aos que precisam da salvação.

Deus não chama pessoas perfeitas para servi-lo, mas indivíduos disponíveis e obedientes.

Fernando Henrique de Bairros, Estrela/RS

Caixa de Comentários do Facebook

Confira também

Oportunidade

Leitura Bíblica: Naum 1.1-11 Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a …

Descubra mais sobre "O Que Escrevi, Escrevi!"

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by MonsterInsights