Emer e Cabo Anderson recebem o Senador Astronauta Marcos Ponte (PL)

Emer pode vir a ser o próximo prefeito de Peruíbe

Da Redação

Há menos de 20 dias das eleições, o candidato do PL em Peruíbe, Emer Abou Jaoude, está bem mais perto da vitória do que talvez ele mesmo acredite.

A constatação é simples e é real, e está apontada na pesquisa feita pela Adans Estatística e Consultoria entre os 5 e 7 de setembro último.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número SP-07160/2024, a pesquisa segue o padrão usual que buscou amostras de intenções de votos em pelo menos 18 bairros da cidade (incluindo o centro), e distribuiu as entrevistas entre eleitores femininos e masculinos, de quatro faixas etárias, apontando ainda questões de escolaridade e faixa de renda.

São duas as modalidades apontadas pela pesquisa: a primeira – a espontânea – que é quando o entrevistado aponta o nome de sua preferência sem indicação do entrevistador. Já na segunda – a estimulada – o eleitor busca dentre alguns nomes apontados no questionário. Em ambas as situações Emer tem pelo menos cinco pontos percentuais à frente do segundo colocado, distanciando-se um pouco da margem de erro da pesquisa.

Os números

Na pesquisa espontânea Emer aparece com 23% das intenções de voto, destacando-se como estando em primeiro lugar, e bem à frente de Gilson Bargieri, que aparece em segundo, com 18,3% das intenções de votos. Felipe Bernardo, o candidato apoiado pela administração, conta com 6,3%, enquanto o Médico Dr. Bruno aparece com pífios 1,1%.

Quando o assunto é a pesquisa estimulada, Emer que, em Peruíbe, tem o apoio do ex-presidente Bolsonaro, ainda aparece em primeiro lugar, com 30,6% dos votos, bem à frente de Gilson Bargieri que chega nos 25,7%. Já Felipe Bernardo aparece em 13,9%, e o Médico Dr. Bruno conquista 2,1%.

Outro ponto de muitíssima importância na análise de uma pesquisa eleitoral está para o índice de rejeição dos candidatos. Segundo analistas e estatísticos, uma rejeição de qualquer candidato acima de 20% aponta para a derrota iminente, aqui não importando se ele está ou não em primeiro lugar na pesquisa. E o que é a rejeição? A rejeição é a resposta à pergunta clássica: “Em quem você jamais votaria para prefeito?”.

Considerando esta premissa, pode-se aferir que Emer tem mais este fator em seu favor, já que sua rejeição apontada na pesquisa feita pela Adans não é mais que 12%, ao passo que Gilson Bargieri tem 23% de rejeição, estando à frente de Felipe Bernardo que tem 16,8% e do Médico Dr. Bruno que tem apenas 6% de refeição.

Todos estes números, porém, não dão vitória antecipada a qualquer dos candidatos. O resultado da pesquisa indica que existem ainda cerca de 23% de indecisos, o que significa que, se considerados os 58.861 apontados pelo TSE como eleitores aptos a votarem no dia 6 de outubro próximo, existem ainda 13.538 eleitores e eleitoras ávidos e ávidas para serem convencidos pelos candidatos.

Como “toda unanimidade é burra”, lembrando Nelson Rodrigues, é de se prever que, ainda que boa parte destes 13.500 eleitores venham a se definirem por este ou aquele candidato, reverter os dados apontados por uma pesquisa agora, quando se caminha para a reta final da campanha, é, convenhamos, muito difícil.

Caixa de Comentários do Facebook

Confira também

Denúncias apontam para abandono de prédios públicos em Peruíbe

Da Redação Tempos eleitorais são assim mesmo: Ótima oportunidade para que casos, descasos, desvios, abandonos …

Descubra mais sobre "O Que Escrevi, Escrevi!"

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by MonsterInsights