Em Prados candidatos decidem por campanha simples e limpa

Da Redação

Com apenas dois candidatos a prefeito e vice, embora com 30 candidatos a vereadores, foi consenso entre os representantes dos partidos que compõem as campanhas para as eleições deste ano seguirão padrão de sobriedade. A razão: ausência de recursos. “Ninguém tem dinheiro para ficar gastando com excessos nas campanhas”, concordaram os presidentes do PT, PSDB, PL, PRD e Solidariedade.

O encontro dos presidentes dos cinco partidos que participarão das eleições deste ano em Prados, se deu na sede o Cartório Eleitoral da Comarca, e aconteceu na última quarta-feira, 21, a convite dos oficiais do cartório. A convocação foi para definir, em sorteio, quem começa a propaganda eleitoral gratuita que, em Prados, deve acontecer nas rádios Serrana e Estrada Real, que são as duas emissoras que possuem transmissores e retransmissores na jurisdição do município.

Elogios

A chefe do Cartório Eleitoral da Comarca, Raquel Maria Vieira Braga, elogiou a tranquilidade e o clima de cordialidade presente na classe política de Prados, que permitiu que a reunião transcorresse sem intercorrências, e concorresse para que se chegasse ao objetivo do encontro.

Realmente os representantes dos partidos, assim como o representante das rádios que transmitirão a propaganda dos candidatos souberam se comportar com a civilidade requerida a todo cidadão de bem. “Durante o período eleitoral discutimos as ideias, os conceitos que defendemos de acordo com o programa de nossos partidos, mas, fora da política, somos todos amigos e amigas”, disse um dos presentes, desprezando todo e qualquer ataque pessoal durante a campanha.

Sem carreatas e comícios

Fora do objetivo da convocação, os presidentes dos partidos aproveitaram a oportunidade para discutir a condução das campanhas.

O prefeito Juninho, presidente do PSDB, lembrou a eleição passada onde chegou-se a fazer acordo para não se fazer comício nem carreatas, e propôs que o modelo fosse seguido para a eleição deste ano também, no que foi acompanhado pelo presidente do PT, Fernando Christofaro.

Como a campanha tem duração reduzida, e com a falta de recursos que parece assombrar todos os partidos indistintamente, e sabendo que comícios e carreatas geralmente são custosos e têm pouca efetividade, já que todos que comparecem aos comícios ou participam das carreatas geralmente já são simpatizantes que têm voto definido, o melhor mesmo é que não se tenha nem um, nem outro.

Restrições para carros e motos de som

De acordo com Alexandre Rollo, especialista em direito eleitoral, “o carro de som é permitido durante o período de campanha, mas nunca sozinho”. Para Rollo, o veículo de som só poderá se fazer presente se estiver acompanhando uma carreata ou passeata.

Como em Prados está decidido não haver carreatas, então qualquer veículo de som com propaganda de candidatos não será tolerada.

Para Rildo Costa, um dos candidatos a prefeito de Prados, a decisão é acertada. Segundo Rildo este é um pedido que muitas famílias que têm crianças com necessidades especiais fazem, já que o som alto acaba promovendo agitação desnecessárias nas pessoas.

No caso de violação da legislação que estabelece os limites da propaganda eleitoral, o TSE prevê multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou o equivalente do custo da publicidade aplicada ao responsável pela divulgação e ao beneficiário.

Denúncias podem ser feitas por quaisquer pessoas que identificarem conduta irregular e enviadas a centrais de atendimento do MPE (Ministério Público Eleitoral).

Caixa de Comentários do Facebook

0%

Confira também

Em Prados (MG) vote Toso do Zé Inácio Vereador – 45123 (PSDB)

Publicação veiculada em conformidade com a legislação eleitoral vigente (Resolução 23732, de 27 de fevereiro …

Descubra mais sobre "O Que Escrevi, Escrevi!"

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by MonsterInsights