Da Redação
Faltando apenas um dia para a eleição deste domingo (15) o jornal A Voz do Litoral publica resultado de pesquisa levantada pela empresa FLS Pesquisa e Marketing na qual mostra resultado bastante diverso das pesquisas que têm sido veiculadas pelo staff do prefeito Luiz Maurício, nas quais aparece em primeiro lugar, com larga vantagem sobre o segundo colocado. Segundo o A Voz do Litoral, “o município de Peruíbe vive um cenário embaralhado e indefinido politicamente” nesta véspera das eleições.
A Redação deste blogue teve acesso ao inteiro teor da pesquisa, que foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07666/2020 no último dia 6 de novembro. A coleta das amostras (pesquisa de campo) se deu nos dias 10 e 11 de novembro, com 403 entrevistados, com autorização do TSE para divulgação dos resultados a partir do dia 12, quinta-feira.
Empate técnico
Segundo o apontamento da pesquisa feita pela FLS Pesquisa e Marketing, o candidato Emer (DC) está ligeiramente na frente nas duas situações: tanto na espontânea (20,1%), que é quando o entrevistado manifesta preferência por um determinado nome, quanto na estimulada (23,3%), que é quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos num disco.
Na primeira situação (espontânea), o atual prefeito Luiz Maurício (PSDB), que busca a reeleição, tem 19,6%, deixando Alex Matos (PODE) na terceira posição com 18,4%; enquanto que na segunda situação (estimulada), Luiz Maurício aparece empatado com Emer, com 23,3%, com Alex Matos também em terceiro, com 20,8%. Como a margem de erro é de 5% para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre estes três candidatos, o que leva para o dia da eleição uma grande incógnita sobre o que reservará o resultado das urnas.
Como esta pesquisa diverge muito das demais cujos resultados vêm sendo publicados até aqui, é de se entender importante que o eleitorado tome conhecimento da vertente proposta pela FLS Pesquisa e Marketing. Em nota de rodapé, o registro final desta pesquisa aponta que o nível de confiança é da ordem de 95,5%.
Segundo esta pesquisa, 73% responderam estarem totalmente decididos sobre sua escolha, com 22,3% alegando que ainda podem mudar o voto até a hora de votar, enquanto 4,7% não souberam responder se mudariam o voto ou não.
Anotação importante é quanto o alto índice de indecisos quando a pergunta era espontânea: 26,8%, o que apontar para um desinteresse geral para as campanhas dos candidatos, ou que estes falharam na tentativa de se comunicar junto ao eleitorado.
Outro apontamento interessante é quando a pergunta era sobre o que o entrevistado achava da atual administração, somando 32% para “ótima” e “boa”, 37,2% para “regular”, e 29,1% para “ruim” ou “péssima”. 1,7% não souberam responder esta pergunta.
Resultados
Abaixo as perguntas feitas pelos entrevistadores, com os respectivos resultados:
Se as eleições fossem hoje, em quem o Sr.(a) votaria para prefeito de Peruíbe (espontânea):
- Emer (DC) = 20,1%
- Luiz Maurício (PSDB) = 19,6%
- Alex Matos (PODEMOS) = 18,4%
- Kaio Lima (REPUBLICANOS) = 4,5%
- Janaína Corrêa (PT) = 4,0%
- Cabo Anderson Proerd (PATRIOTA) = 3,0%
- Barros (PP) = 1,7%
- Edson Mühlmann (REDE) = 0,7%
- Gilberto Giba (PSOL) = 0,7%
- Outros nomes = 0,5%
- Não sabe = 26,8%
Se as eleições fossem hoje, em quem o Sr.(a) votaria para prefeito de Peruíbe (estimulada):
- Emer (DC) = 23,3%
- Luiz Maurício (PSDB) = 23,3%
- Alex Matos (PODEMOS) = 20,8%
- Kaio Lima (REPUBLICANOS) =5,0%
- Cabo Anderson Proerd (PATRIOTA) = 4,5%
- Janaína Corrêa (PT) = 4,5%
- Barros (PP) = 2,2%
- Gilberto Giba (PSOL) = 1,2%
- Edson Mühlmann (REDE) = 0,7%
- Nenhum deles = 2,2%
- Nulo/branco = 3,5%
- Não sabe = 8,8%
Em qual destes candidatos o Sr.(a) não votaria de jeito nenhum (disco):
- Luiz Maurício (PSDB) = 21,1%
- Janaína Corrêa (PT) = 9,2%
- Emer (DC) = 7,2%
- Barros (PP) = 5,2%
- Alex Matos (PODEMOS) = 4,7%
- Cabo Anderson Proerd (PATRIOTA) = 2,7%
- Gilberto Giba (PSOL) = 2,7%
- Edson Mühlmann (REDE) = 2,2%
- Kaio Lima (REPUBLICANOS) =1,5%
- Nenhum deles = 3,2%
- Não rejeita nenhum = 13,7%
- Não sabe = 26,6%