Início / CIDADES / Com aproveitamento total, curso de capacitação de profissionais de saúde de Prados foi sucesso
Confraternização: Agentes de saúde de Prados comemoram mais uma capacitação e aprendizado

Com aproveitamento total, curso de capacitação de profissionais de saúde de Prados foi sucesso

Evento contou com a colaboração da presença de 100% dos agentes de saúde do município

Representante da GRS de São João Del Rei fala sobre vacinas especiais no encerramento do curso de capacitação de profissionais de saúde de Prados

Da Redação

Mesmo sendo feriado em Prados, foi total a resposta dos agentes de saúde à convocação feita pela Secretaria Municipal de Saúde para o curso de capacitação promovido durante todo o dia de ontem (13) nas dependências da secretaria, no centro da cidade.

A expectativa pela participação dos agentes justamente em razão do feriado era grande, mas, ao fim, todos os presentes ao encontro, que acabou por se transformar numa grande confraternização com direito a almoço, coffee break e até duas bem humoradas esquetes, relataram satisfação pelo compartilhamento de conhecimentos sobre vacinas, sempre muito útil para os agentes que estão na linha de frente do atendimento de saúde do município.

Responsável pela convocação dos agentes, Gleicemara Aparecida Carvalho Gonzaga (Gleice), coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, lembrou ter escolhido o feriado justamente para facilitar a que todos tivessem o máximo aproveitamento do curso, sem as preocupações do cotidiano.

Vacinas especiais

O especialista em políticas públicas e gestão de saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João Del Rei, Luciano Alves dos Santos, encerrou o ciclo de palestras, logo após o almoço, falando sobre vacinas especiais, que são aquelas que não estão no programa de vacinação geralmente levado a efeito através de campanhas, mas que são requeridas em casos extraordinários, como visitas a regiões onde há focos de doenças infectocontagiosas, ou em razão de viagens para outros países, onde a política de vigilância sanitária destes países exigem a vacinação prévia. Luciano falou também de casos específicos de pacientes com determinados históricos de doenças que requerem vacinas diferenciadas, assim como maiores cuidados e atenção.

Falando à Redação, Luciano demonstrou entusiasmo com a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Prados em promover este evento: “Realmente é um fato inusitado um encontro bastante proveitoso como este ser convocado e promovido pelo próprio município”. Administrando uma regional que comporta 19 municípios, Luciano lembrou que geralmente este tipo de evento parte do Estado: “O que vimos aqui é realmente muito interessante”, disse, cumprimentando o Secretário Municipal de Saúde, Rildo Costa, como responsável pelo gerenciamento da saúde do povo pradense.

Total aproveitamento

Ao fim do encontro, e depois de duas peças representando o cotidiano em sala de vacina nas unidades de saúde, quando todos puderam dar boas risadas, todos os presentes tiveram oportunidade de falar sobre o dia que passaram em companhia dos colegas e das colegas.

O testemunho foi unânime: “Foi tão bom, que nem sentimos o dia passar”, disse uma agente; outra deixou claro que o assunto tratado era importante: “Aprendi muito no dia de hoje, mas quero aprender mais”; “Foi muito legal terem escolhido um dia como esse que é feriado, porque a gente se desprende das preocupações do dia a dia e pode aprender mais e melhor”, relatou outra agente. E todas foram também unânimes em cobrar para que outros cursos sobre outros temas aconteçam, ao que Gleicemara já adiantou estar na pauta para breve.

Bastante satisfeito com o resultado, Rildo Costa encerrou o evento agradecendo a colaboração e participação de todos, reiterando que a saúde é prioridade do governo municipal administrado pelo prefeito Juninho do Lester, que não tem medido esforços para que a saúde pública em Prados seja referência em toda a região.

Confraternização: Agentes de saúde de Prados comemoram mais uma capacitação e aprendizado
COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Reforma e ampliação da EMEI Vila Romar é entregue pelo prefeito Luiz Maurício: “espaço mais amplo, moderno e mais adequado para alunos e servidores”

COMENTE ESTA POSTAGEM: