Início / MEDICINA & SAÚDE / Prados instala Comitê de Prevenção e Combate à Dengue
Representantes de segmentos da sociedade pradense participa da instalação do Comitê de Combate à Dengue

Prados instala Comitê de Prevenção e Combate à Dengue

Da Redação

Foi instalado na tarde de hoje, em Prados, o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zica), atendendo convocação do Ministério da Saúde, que incentiva a que todos os municípios brasileiros se façam presentes na luta contra estas doenças.

Embora os números de casos relatados e confirmados em Prados sejam de apenas quatro, é grande a preocupação do prefeito Juninho do Lester em procurar manter todo o município bem longe de um quadro de epidemia como já se ouve estarem acontecendo em outras cidades, inclusive da região.

Para tanto foi que o prefeito convocou o Secretário de Saúde, Rildo Costa, a fim de que fossem envidados todos os esforços no sentido de conscientizar a população a participar da luta contra a Dengue, Chikungunya e Zica. A instalação do Comitê no dia de hoje se deu graças à convocação que o Secretário de Saúde fez a segmentos da sociedade que se fizeram presentes, então, na Secretaria de Saúde.

Representatividade e Conscientização

Comitê de Combate à Dengue é instalado em Prados

O empenho da Secretaria de Saúde de Prados, por intermédio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, é o de fazer chegar a cada casa, a cada família do município um instrumento de comunicação eficiente, que acabe por permitir que toda a população abrace a causa da luta contra a Dengue, que, afinal, é de todos.

A equipe da Secretaria de Saúde, capitaneada por Rildo Costa, tendo André Neves como responsável pela Vigilância Epidemiológica, e Gleicemara Aparecida Carvalho Gonzaga (Gleice) na coordenação, recepcionaram pelo menos 12 representantes de entidades, igrejas, imprensa e comunidades que se fizeram presentes à reunião de hoje.

Cleice, diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Saúde, e que também é responsável pelo Programa de Saúde da Família (PSF) e pela coordenação dos postos de saúde (UBS) de Prados, lembra da dificuldade de trazer mais gente para participar do Comitê: “Estamos buscando fazer uma campanha que motive as pessoas a participarem e a se sentirem responsáveis nesta luta”, lembra Gleice.

O próximo passo a ser dado pelo Comitê instalado hoje é o de fazer lembrar que o município tem uma lei que impõe o rigor da multa para quem acumule objetos nas hortas das casas que possam servir de criadouros ao mosquito transmissor de doenças. “Pouca gente sabe disso, mas a intenção de lei não é a de multar pura e simplesmente, mas sim o de educar as pessoas de que certos cuidados simples podem e devem ser adotados em todas as casas da cidade para procurarmos manter o mosquito da Dengue bem longe de Prados”, diz.

Uma próxima reunião do Comitê deverá ser marcada para breve. A data será noticiada pela imprensa, e estará à disposição para informação na Secretaria de Saúde.

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Com novo repasse de R$ 11 mil para APAE/Prados, somam quase 80 mil os investimentos da prefeitura para a entidade em 2019

Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado COMENTE ESTA POSTAGEM:

Joomla extensions, Wordpress plugins