Início / CIDADES / Combate à Dengue terá mutirão de limpeza em Prados nesta quinta, 30
Pernalonga, Secretário de Obras (esq.), e Rildo Costa, Secretário de Saúde (dir.), tendo ao centro o prefeito Juninho do Lester: Parceria por uma Prados melhor para todos

Combate à Dengue terá mutirão de limpeza em Prados nesta quinta, 30

Da Redação

Iniciativa da Secretaria de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, acontece amanhã, 30, o movimento denominado “Mutirão da Limpeza Contra a Dengue”.

Segundo informação de Gleicemara Aparecida Carvalho Gonzaga (Gleice), diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Saúde, que também é responsável pelo Programa de Saúde da Família (PSF) e pela coordenação dos postos de saúde (UBS), uma equipe de agentes de saúdes acompanhará os serviços, promovendo orientação de conscientização da população. Gleice informa que os trabalhos de coleta estarão concentrados nos bairros da Vila e Banheira, onde, segundo relatório da Vigilância Epidemiológica, estão concentrados os maiores focos da doença.

Mutirão

A coordenação do serviço de campo estará a cargo de Anderson Carvalho de Souza (Pernalonga), Secretário de Obras e Serviços Urbanos de Prados. O secretário informa que os funcionários de sua secretaria escalados para o mutirão de amanhã estão orientados a recolher recipientes e objetos que possam representar risco de acabar servindo como criadouro do mosquito transmissor da Dengue. Os focos encontrados serão eliminados e tratados com larvicida.

Pernalonga lembra que esta ação faz parte do esforço concentrado em propiciar qualidade de vida, bem estar e saúde para o pradense, e que tem sido acompanhado de perto pelo prefeito Juninho do Lester, cuja administração desde o primeiro dia do atual governo municipal tem sido pautada na seriedade, transparência e competência.

Cuidados

O combate à Dengue é responsabilidade e dever de todos. “A conscientização é a chave” ensina Rildo Costa, Secretário de Saúde de Prados. Para ele cuidados simples e básicos a serem adotados pela população ajudam muito no combate à doença. Rildo enumera alguns destes cuidados:

  • Mantenha pneus em local protegido da chuva (se não for utilizá-los, descarte-os).
  • Conserve bem fechada a caixa d’água e outros recipientes que recolhem água da chuva, por exemplo, como cisternas e poços.
  • Deixe garrafas vazias guardada com o gargalo para baixo.
  • Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, evitando acúmulo de água.
  • Coloque tela nos ralos externos das casas e construções.
  • Trate a água das piscinas com cloro (as piscinas que estiverem fora de uso por muito tempo, devem ser cobertas com lona).
  • Em potes usados para uso de animais, a limpeza deve ser feita com água e sabão ou detergente.
  • As calhas das casas devem estar sempre limpas para evitar que entupam e acumulem água.

O evento começará logo às 7hs da manhã, e que se estenderá até as 16hs.

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Confira a programação de hoje do Inverno na Praia 2019

Confira a programação de hoje do Inverno na Praia 2019: 18h – Festa julina na …