Início / CULTURA & ARTE / Igreja de São João Batista recebe Recital de Canto e Piano para o Natal

Igreja de São João Batista recebe Recital de Canto e Piano para o Natal

Da Redação

Pela primeira vez em Peruíbe, o tenor Washington Luiz de Paula estará se apresentando em recital de canto no próximo dia 20 de dezembro, quarta-feira, a partir das 20hs, na Paróquia de São João Batista (Igreja Matriz), com programa “Tenor Washington canta o Natal”, voltado exclusivamente para o Natal.

O evento tem apoio cultural de:

  • AW Matos/Terraloc/Alex Matos
  • Cheff Grill
  • De Paula Corretora de Seguros
  • De Paula Topografia
  • Maranatha Jóias (Fábrica de Alianças)/Diácono Zeca
  • Pamplona Imóveis
  • Peruíbe Suíte Flat Hotel
  • Pão de Maçã
  • Prefeito Luiz Maurício
  • TV+ Canal 12 SAT TV a Cabo (Socorro Mendonça)

Serão 15 músicas natalinas, das quais se destacam “Ave Maria” (A. Donatti), Adeste Fidelis (J. F. Wade), Panis Angelicus (César Frank), e o tradicionalíssimo “Noite Feliz”.  Autores e compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Clesius Caldas, Armando Caval e J. W. Faustini também estarão presentes no repertório.

O acompanhamento ao piano estará a cargo da professora, regente, maestrina e pianista, Regina Galetti, referência brasileira em correpetição.

O cantor

Washington Luiz de Paula (foto) é cantor erudito e sacro. Embora bastante conhecido em Peruíbe por sua atuação no meio jornalístico e político, suas atividades culturais, porém, são de conhecimento de poucos. De voz marcante, com acentuação para o tenor dramático, Washington passou por mestres como Roberto Cortijo (escola flamenca), Grazia Carbonne (escola italiana), Jorge Álvaro Sarmientos Barillas (escola americana), Inês Stockler (escola francesa) e, por último o saudoso maestro Joaquim Paulo do Espírito Santo (escola brasileira), com quem obteve aulas também de regência coral.

Por 10 anos atuou profissionalmente junto ao Coral Baccarelli, cuja experiência com o maestro Sílvio Baccarelli marcou profundamente sua vocação musical. Com o Baccarelli teve participação na gravação de dois CDs (Cânticos de Natal com o Coral e Orquestra Baccarelli, e Selma Asprino interpreta Furio Franceschini). Atuou também na majestosa montagem da Ópera Aida (1994), que teve a direção artística e regência do maestro Julio Medaglia.

A pianista

A professora Regina Silvana Fleury Galetti Galvão (Regina Galetti), é hoje uma das referências  no Brasil no que se convenciona chamar de “correpetição”, que é a arte do acompanhamento instrumental (notadamente ao piano ou órgão) para o canto coral ou solista. Na correpetição o (ou a) pianista tem oportunidade de explorar toda sua técnica para ampliar a performance do cantor ou do coro.

Regina Galetti tem habilitação plena em Música (piano) pelo Conservatório Carlos Gomes, tendo conquistado especializações em Virtuosidade, com Yara Vicenzo, e Música de Câmara, com Manfredo Vicenzo. Além disso, é professora, com graduação em Magistério no Instituto Educacional Santo André (IESA), e Pedagogia (4º ano) pela Faculdade Mauá, com passagens por diversos colégios e entidades no ABC paulista.

Colecionando diversos prêmios por sua atuação em música e também em artes cênicas, Regina Galetti atualmente é pianista do Coral da OAB/Santo André (maestro Samuel Ignácio), desde 2008. Também é pianista do Coral Masculino Cantores do ABC (maestro Eduardo Diacov). Atua ainda como professora e maestrina do Coral das Oficinas Culturais da Prefeitura de Mauá desde 2014.

Regina mora no Gaivota (Itanhaém), e também estará se apresentando pela primeira vez em Peruíbe.

Natal dos Sonhos

Para este ano a prefeitura de Peruíbe estará realizando extensa atividade voltada para os festejos do final de ano, com programas que incluem apresentações musicais e de outras artes em vários pontos da cidade.

Segundo o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Eduardo Ribas, o roteiro está sendo montado, e em breve começará a ser maciçamente divulgado. Para o prefeito Luiz Maurício, o Natal este ano será melhor para o povo de Peruíbe. “No ano passado ainda nem tínhamos assumido a direção da administração municipal, e já conseguimos parcerias com o comércio e entidades para darmos uma pequena mostra de nosso ‘jeito diferente de governar’”, disse, ressaltando que este evento do recital é também colaboração de iniciativa privada para a administração, não onerando os cofres públicos.

O recital “Tenor Washington canta o Natal” é uma iniciativa cultural do blogue “O Que Escrevi, Escrevi.”, administrado pelo próprio Washington, e que conta com incentivo da Paróquia de São João Batista, através do padre Marco Antônio Rossi, do vereador Hélio Sussumu, e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, que tem no comando o entusiasta Eduardo Ribas.

Serviço:

  • Recital de Canto e Piano “Tenor Washington Canta o Natal
  • Onde? – Paróquia de São João Batista (Igreja Matriz) – Praça Monsenhor Francisco Lino dos Passos, Centro, Peruíbe, SP
  • Quando? – 20 de dezembro, quarta-feira, 20hs
  • Evento gratuito – Pede-se a colaboração com 1kg de alimento não perecível para as obras de caridade da Paróquia, que deve ser entregue no dia do evento (haverá pessoal organizado para receber as doações).
  • Confirme sua presença (não obrigatório) na página do evento no Facebook, clicando aqui.
COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Prefeito Luiz Maurício promete resgatar Banda Municipal, “como nos velhos tempos”

COMENTE ESTA POSTAGEM: