Início / CIDADES / 50 anos da família “de Paula” será comemorada pela Câmara na próxima sexta, 7

50 anos da família “de Paula” será comemorada pela Câmara na próxima sexta, 7

Da Redação

Uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Peruíbe marcará a passagem dos 50 anos do ramo da família “de Paula” da qual faz parte o editor deste blogue, Washington Luiz de Paula.

A lembrança foi proposta pelo vereador Oliveira (José Pedro Gomes de Oliveira), através da outorga de Título de Cidadão Benemérito a Wanderlei Abrahão de Paula, corretor de seguros, o terceiro na linhagem dos seis filhos do casal Luiz de Paula (in memorian) e Izabel Antunes de Paula, e também de Moção de Congratulações que será entregue à matriarca da família, D. Izabel.

Histórico

Funcionário público estadual responsável pela demarcação de todas as terras chamadas devolutas, assim como reservas indígenas e áreas de proteção ambiental e suas respectivas divisas com propriedades particulares em toda a extensão do litoral de São Paulo, Luiz de Paula decidiu trazer sua família em mudança para Peruíbe, chegando à cidade na tarde do dia 7 de julho de 1967. Na bagagem, além da mudança simples, trazia a esposa Izabel, e 5 filhos: Washington, Welyton, Wanderlei, Waldicéia e Wagner. Um ano depois viria a nascer o caçula da família, William, quando já estavam todos morando em Peruíbe.

Uma vez em Peruíbe, não demorou para que Luiz de Paula se integrasse à sociedade, principalmente pelo seu grande conhecimento nos assuntos relativos às terras da região, motivo pelo qual passou a ser frequentemente consultado por autoridades municipais e regionais.

Para ajudar no orçamento familiar, D. Izabel, além de cuidar dos afazeres domésticos, também colocava em prática a arte do corte e costura que sempre dominou, não só dando aulas, como também costurando para as senhoras da sociedade local.

À medida que os seis filhos do casal iam crescendo, estes também iam se integrando à sociedade, participando de atividades esportivas, culturais e religiosas. Todos os seis começaram cedo a trabalhar, e todos acabaram por se notabilizar cada qual em suas áreas de afinidades.

Os filhos

O primogênito Washington Luiz de Paula começou cedo a escrever, e logo ingressou na política. Jornalista de alma, escritor e poeta por definição e músico (cantor) como diletante, Washington começou nas lides políticas aos 16 anos de idade. Hoje, no ano em que completa 60 anos, dedica-se a este blogue de tempo integral, e é um dos pensadores políticos e escritores da história e da notícia de Peruíbe dos mais reconhecidos.

Welyton de Paula é o segundo da linhagem e o único que seguiu a profissão do patriarca Luiz de Paula, e é, por seu turno, o topógrafo mais requisitado de Peruíbe. Apaixonado pelo motocross, praticou o esporte radical até bem pouco tempo, só parando por conta de acidente com um dos joelhos. Hoje, além da topografia, dedica-se também à pesca amadora e a passeios turísticos com seus barcos.

O terceiro dentre os irmãos, Wanderlei Abrahão de Paula, recebeu este nome do meio numa referência àquele que na Bíblia é chamado de o “pai da fé”. A escolha veio da mãe, mulher de oração e muito religiosa. Wanderlei começou cedo trabalhando como bancário, trabalhando em vários bancos; mas foi no Banco do Brasil onde fez carreira, começando como contínuo e terminando como gerente de agência em Nova Lima (MG), e, finalmente, em Peruíbe. Tendo saído do banco, aproveitando um plano de demissão voluntária, ingressou na carreira de seguros, e hoje a sua empresa – “De Paula Corretora de Seguros” – é empresa estável com duas décadas de atividades e centenas de clientes satisfeitos. Wanderlei também foi esportista, tendo dedicado grande de sua vida ao futebol amador, e também músico, quando, com seu trombone, era um dos componentes da banda que levava milhares de foliões a brincar o carnaval pelas ruas da cidade.

Waldicéia de Paula é a única mulher dentre os irmãos. Dedicou sua vida ao magistério, tendo se aposentado recentemente depois de cumprir seu tempo auxiliando na educação e ensino das novas gerações de cidadãos peruibenses. Hoje muitos de seus alunos são adultos e já constituíram famílias, mas nunca esqueceram da professora que com tanta dedicação e carinho entregou sua vida ao sacerdócio como professora.

Wagner de Paula, o penúltimo, nunca escondeu sua preferência pelo volante e pela estrada, e hoje é motorista carreteiro profissional, viajando pelas estradas do Brasil, ajudando no progresso de nosso país.

Por último, William de Paula, conhecido como “multitarefas” da família. Representante comercial, William já distribuiu e ainda distribui para assinantes locais grandes jornais como “O Estado de S. Paulo”, “Folha de S. Paulo”, e o regional “A Tribuna”.

Vereador Oliveira prestigiando as tradições peruibenses

Sessão Solene

A Sessão Solene do Legislativo peruibense acontece na próxima sexta-feira, dia 7, com início previsto para as 19hs, no plenário da Câmara Municipal (Rua Nilo Soares Ferreira, 37, Centro de Peruíbe). A entrada é franca, e a família aproveita para convidar todos os amigos, notadamente os mais antigos da cidade.

As proposituras do vereador Oliveira receberam aprovação de todos os 15 vereadores da Casa.

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Obras têm ritmo acelerado em Peruíbe, enfatiza prefeito Luiz Maurício

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Joomla extensions, Wordpress plugins
TENHO 9 MOTIVOS