Início / GERAIS / A formação do Jardim do Éden

A formação do Jardim do Éden

leitura anterior

Estas são, pois, as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor DEUS fez a terra e os céus, e toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor DEUS não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Para suprir essa falta, porém, um vapor subia da terra, e regava toda a face da terra.

E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem foi feito alma vivente. Para sua morada, plantou o Senhor DEUS um jardim no Éden, do lado oriental, e pôs ali o homem que tinha formado. Ali, da terra daquele lugar, o Senhor DEUS fez brotar toda a árvore agradável à vista e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e igualmente a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Para regar o jardim saía um rio do Éden, e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; e o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio e a pedra sardônica. O nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. O nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.

Tomou o Senhor DEUS o homem que houvera criado e o pôs no jardim do Éden para lavrá-lo e o guardar. Ordenou, porém, o Senhor DEUS ao homem, dizendo: “De toda a árvore do jardim você comerá livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela você não poderá comer, porque no dia em que dela você comer, certamente morrerá”.

(*) Evento registrado no Livro de Gênesis (do Capítulo 2, Versículos 4 ao 17), atribuído a Moisés, numa adaptação livre feita por Washington Luiz de Paula à tradução para o português de João Ferreira de Almeida, de acordo com os textos originais.

próxima leitura

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Prados realiza evento pela luta antimanicomial neste próximo sábado, 1º de junho

Da Redação O Dia Nacional da Luta Antimanicomial receberá atenção da municipalidade em Prados, MG, …