Mário Omuro ainda é considerado o melhor prefeito. Dr. Alberto e Milena empatam em segundo

Da Redação

O ex-prefeito e ex-vereador de Peruíbe, Mário Omuro (foto), continua liderando a enquete que pergunta “Quem foi o MELHOR prefeito que Peruíbe já teve?”, publicada por este blogue.

A enquete, que vem recebendo votos desde 30 de junho do ano passado, reúne todos os mandatários municipais deste a emancipação político-administrativa de Peruíbe, em 1959, quando foi eleito seu primeiro prefeito e emancipador, Geraldo Russomanno; sendo seguido por Benedito Marcondes Sodré e Gheorghe Popescu, que se revezaram no poder até 1988, quando Mário Omuro ganhou a eleição, quebrando assim o histórico ciclo Sodré-Popescu-Sodré-Popescu, que garantiu três mandatos para cada um até então (Sodré viria a se eleger novamente para seu quarto mandato em 1992, cumprindo exercício como prefeito de 1993 a 1996).

Mário Omuro foi prefeito de Peruíbe de 1989 a 1992. À época o jovem Omuro, considerado um dos prefeitos mais jovens até então eleitos no Brasil, provocou uma revolução no governo, começando por promover uma ampla descentralização na administração pública, e encetou reformas até hoje lembradas por aqueles que acompanharam seu mandato.

Omuro: O mais lembrado

Curiosamente, Omuro lidera esta enquete praticamente desde quanto ela teve início. O fato curioso é porque sabemos que a internet e as redes sociais são de mais fácil acesso pelas gerações mais novas, fazendo com que muitos dos que participam dos grupos de discussões políticas de Peruíbe nas redes sociais sequer tivessem nascido na década de 80 do século passado.

Mesmo assim, 51% dos votantes nesta enquete consideram Mário Omuro como tendo sido o melhor prefeito que Peruíbe já teve até aqui. E não só a maioria absoluta o tem considerado o melhor prefeito, como também seu posicionamento na enquete o faz bastante distante dos demais lembrados pelos votantes. Para ter uma ideia, a segunda posição é dividida com os ex-prefeitos Dr. Alberto Sanches Gomes (1997-2000) e Milena Bargieri (2009-2012), ambos com 15%, bem longe do primeiro colocado, portanto. Benedito Marcondes Sodré, com seus quatro mandatos, aparece em terceiro, com 5% dos votos, empatando com seu parceiro de dobradinha, Gheorghe Popescu.

Nesta enquete, a atual prefeita Ana Maria Preto e o primeiro prefeito, Geraldo Russomanno, não foram lembrados, não recebendo votação, portanto.

Veja o resultado da enquete até aqui:

  • Mário Omuro (51%, 42 Votos)
  • Alberto Sanches Gomes (15%, 12 Votos)
  • Milena Bargieri (15%, 12 Votos)
  • Benedito Marcondes Sodré (5%, 4 Votos)
  • Gheorghe Popescu (5%, 4 Votos)
  • José Roberto Preto (4%, 3 Votos)
  • Julieta Omuro (4%, 3 Votos)
  • Albano Ferreira (1%, 1 Votos)
  • Gilson Bargieri (1%, 1 Votos)
  • Geraldo Russomanno (0%, 0 Votos)
  • Ana Maria Preto (0%, 0 Votos)

Não votou ainda? Vote já!

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Leia também:

Nota de falecimento – Selma Jerônimo