Enquetes: Vereadores de Peruíbe não empolgam eleitorado

Zeca (esquerda): mandato excelente – e de olho na prefeitura!

Da Redação

A série de enquetes levadas a efeito por este blogue em que se perguntava sobre a atuação dos vereadores e prefeita de Peruíbe não recebeu uma resposta satisfatória em termos de participação dos eleitores.

Publicadas desde agosto do ano passado, as 16 enquetes receberam apenas 245 votos, dos quais 21 foram para a prefeita Ana Preto e os demais divididos entre os vereadores.

Na soma geral dos votos dados, tirando-se o percentual para cada item perguntado nas enquetes, 40% consideraram a prefeita e os vereadores como tendo uma atuação “excelente” à frente de seus cargos. Como paradoxo, em segundo lugar, com 31% ficou a atuação “péssima”, ficando a atuação “ruim” em terceiro lugar, com 13% dos votos.

Classificação

Na classificação dos itens em separado, o Vereador José Ernesto Lessa Maragni Jr. (Zeca da Firenze) – PV foi o grande campeão, com 18% no quesito “excelente”, seguido de vereador Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira (Dr. Luiz Maurício) – PSDB, com 15%, e a Vereadora Mari Laila Tanios Maalouli (Dra. Laila) – PCdoB, com 10%. Na lanterna, com 1% cada, ficaram o Vereador Hertes de França (França) – PTB e a Prefeita Ana Preto – PTB.

Na outra ponta, entre os que consideram os atuais mandatários municipais como desenvolvendo um “péssimo” mandato, o primeiro lugar restou para Prefeita Ana Preto – PTB, com 23%, seguida do Vereador Ricardo Corrêa dos Santos (PT), com 19%, e o líder da prefeita na Câmara, vereador Marcos Mohai Szabo (Mohai) – PSDC, com 13%.

Mudanças

As enquetes, que ainda podem ser vistas neste link, estarão sendo encerradas hoje, deixando de receber votos, portanto.

Outras enquetes, contudo, estarão sendo publicadas para substituí-las contendo uma nova modalidade de consulta que terá o objetivo de provocar o eleitor a votar em mais de uma enquete, sempre escolhendo dentre dois vereadores aquele entende estar trabalhando melhor em prol da população. A cada semana uma tabulação permitirá verificar qual dos vereadores é, afinal, considerado o mais atuante.

Para a prefeita também haverá novidade. Neste caso ela será confrontada com os prefeitos da região, e o eleitor também terá oportunidade de escolher dentre dois nomes aquele que entende estar desenvolvendo um melhor trabalho em prol de sua cidade.

Leia também:

Nota de falecimento – Selma Jerônimo