Início / GERAIS / Escolas de Peruíbe realizam lançamento de foguetes neste sábado

Escolas de Peruíbe realizam lançamento de foguetes neste sábado

Atividade terá início às 9 horas e será realizada próximo ao Aquário de Peruíbe. Primeiros testes aconteceram nesta sexta pela manhã

Da Reportagem do Diário do Litoral

Raciocínio lógico, visão espacial, geometria esférica, conhecimento do sistema solar e funcionamento dos satélites. Para algumas pessoas, a simples menção desses termos já provoca confusão, mal-estar ou mesmo pânico. Na escola Carmem Miranda, em Peruíbe, a realidade tem sido bem diferente. Cada vez mais o ensino da astronomia vem despertando o interesse e o fascínio dos alunos, que organizam projetos, realizam atividades e participam de eventos.

Neste sábado (27), os estudantes farão uma mostra de lançamento de foguetes, que são feitos a partir de garrafas pet, utilizando como combustível bicarbonato de sódio e vinagre. O evento acontecerá das 9h às 12h, nas proximidades do Aquário Municipal, e faz parte da VII Mostra Brasileira de Foguetes.

Realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a iniciativa é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Com essa técnica, o foguete pode alcançar uma distância de até 300 metros, o que também vai depender das condições climáticas e da movimentação dos ventos.

Os alunos podem participar da competição individualmente ou em equipe, uma vez que a organização não limita a quantidade de participantes por projeto. O lançamento do foguete deve ser registrado com filmagens e fotos, que serão enviados à comissão organizadora, junto com a descrição sobre a construção do protótipo e da base.

A escola Carmem Miranda, que pertence à rede estadual de ensino, participará da mostra pela segunda vez, e espera repetir o bom desempenho ano passado, quando foi classificada entre os 20 melhores projetos de todo o país. A segunda fase da competição, que envolve os 20 projetos selecionados, foi disputada em Barra do Piraí (RJ) – dessa vez, com todos os projetos sendo executados em um mesmo ambiente e no mesmo horário. Logo em seu primeiro ano de participação, a escola Carmem Miranda, que tem a direção de Letícia Conceição de Moura, conquistou o 10° lugar, o que serviu para incentivar outras unidades de ensino do Município a participarem da competição.

Neste ano, a mostra de foguetes terá a presença de mais três escolas do Município: E. E Ottoniel Junqueira, Colégio Irene Bargieri e E.E. Padre Vitalino Bernine.

Após a mostra, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. Seja qual for o resultado obtido, todos os participantes, incluindo professores e diretores, receberão um certificado da OBA. Já os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas e serão convidados para participar da Jornada de Foguetes, que esse ano terá a participação especial de estudantes colombianos medalhistas. Além de palestras com especialistas, nesse evento os participantes vão apresentar e lançar seus foguetes diante de uma comissão julgadora. Os vencedores receberão material didático e um troféu. Ainda serão distribuídas bolsas de Iniciação Científica Júnior, com duração de um ano.

Prova prática

Em maio, os estudantes vão participar da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que será disputada por mais de 1 milhão de estudantes, de escolas públicas e particulares, matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além de garantir premiações, o evento tem o objetivo de despertar talentos e melhorar a aprendizagem em disciplinas como Física, Química e Biologia.

As provas ocorrerão no dia 10 de maio e serão divididas em quatro níveis. Cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia.

Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2014, além de participarem, nesse ano, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Prados realiza evento pela luta antimanicomial neste próximo sábado, 1º de junho

Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado Da Redação O Dia Nacional da Luta …