Início / GERAIS / Escolas de Peruíbe realizam lançamento de foguetes neste sábado (27)
Joomla extensions, Wordpress plugins

Escolas de Peruíbe realizam lançamento de foguetes neste sábado (27)

Atividade terá início às 9 horas e será realizada próximo ao Aquário de Peruíbe. Primeiros testes aconteceram nesta sexta pela manhã

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Peruíbe

Raciocínio lógico, visão espacial, geometria esférica, conhecimento do sistema solar e funcionamento dos satélites. Para algumas pessoas, a simples menção desses termos já provoca confusão, mal-estar ou mesmo pânico. Na escola Carmem Miranda, em Peruíbe, a realidade tem sido bem diferente. Cada vez mais o ensino da astronomia vem despertando o interesse e o fascínio dos alunos, que organizam projetos, realizam atividades e participam de eventos.

Neste sábado (27), os estudantes farão uma mostra de lançamento de foguetes, que são feitos a partir de garrafas pet, utilizando como combustível bicarbonato de sódio e vinagre. O evento acontecerá das 9h às 12h, nas proximidades do Aquário Municipal, e faz parte da VII Mostra Brasileira de Foguetes.

Realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a iniciativa é voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Com essa técnica, o foguete pode alcançar uma distância de até 300 metros, o que também vai depender das condições climáticas e da movimentação dos ventos.

Os alunos podem participar da competição individualmente ou em equipe, uma vez que a organização não limita a quantidade de participantes por projeto. O lançamento do foguete deve ser registrado com filmagens e fotos, que serão enviados à comissão organizadora, junto com a descrição sobre a construção do protótipo e da base.

A escola Carmem Miranda, que pertence à rede estadual de ensino, participará da mostra pela segunda vez, e espera repetir o bom desempenho ano passado, quando foi classificada entre os 20 melhores projetos de todo o país. A segunda fase da competição, que envolve os 20 projetos selecionados, foi disputada em Barra do Piraí (RJ) – dessa vez, com todos os projetos sendo executados em um mesmo ambiente e no mesmo horário. Logo em seu primeiro ano de participação, a escola Carmem Miranda, que tem a direção de Letícia Conceição de Moura, conquistou o 10° lugar, o que serviu para incentivar outras unidades de ensino do Município a participarem da competição.

Neste ano, a mostra de foguetes terá a presença de mais três escolas do Município: E. E Ottoniel Junqueira, Colégio Irene Bargieri e E.E. Padre Vitalino Bernine.

Após a mostra, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes. Seja qual for o resultado obtido, todos os participantes, incluindo professores e diretores, receberão um certificado da OBA. Já os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas e serão convidados para participar da Jornada de Foguetes, que esse ano terá a participação especial de estudantes colombianos medalhistas. Além de palestras com especialistas, nesse evento os participantes vão apresentar e lançar seus foguetes diante de uma comissão julgadora. Os vencedores receberão material didático e um troféu. Ainda serão distribuídas bolsas de Iniciação Científica Júnior, com duração de um ano.

Prova prática

Em maio, os estudantes vão participar da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que será disputada por mais de 1 milhão de estudantes, de escolas públicas e particulares, matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além de garantir premiações, o evento tem o objetivo de despertar talentos e melhorar a aprendizagem em disciplinas como Física, Química e Biologia.

As provas ocorrerão no dia 10 de maio e serão divididas em quatro níveis. Cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia.

Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2014, além de participarem, nesse ano, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Prados realiza evento pela luta antimanicomial neste próximo sábado, 1º de junho

Da Redação O Dia Nacional da Luta Antimanicomial receberá atenção da municipalidade em Prados, MG, …