Início / GERAIS / Peruíbe, SP, promove campanha contra o câncer bucal neste sábado

Peruíbe, SP, promove campanha contra o câncer bucal neste sábado

Ação tem objetivo de valorizar métodos preventivos e combate à doença. Chance de cura é de 80% quando a doença é diagnosticada inicialmente.

Do G1 Santos e Região

A Prefeitura de Peruíbe, no litoral de São Paulo, vai realizar uma campanha para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal neste sábado (20). Objetivo da ação é valorizar métodos preventivos e combate à doença. Chances de cura podem chegar há 80% se for diagnosticada em fase inicial.

Voltada para pessoas com idade acima dos 40 anos, a ação tem o objetivo de valorizar os métodos preventivos e a análise clínica para o combate à doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a chance de cura chega a quase 80% quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial. O atendimento será feito, gratuitamente, na Casa da Mulher (Rua Rosa Gatti Fortuna, 83, Centro), das 8h às 17h.

O atendimento acontece no mesmo período da vacinação contra a gripe, que também estará disponível na Casa da Mulher. Após tomar a dose da vacina, os pacientes serão convidados para realizar um exame clínico com a equipe odontológica da unidade. Outros munícipes também podem procurar a unidade de saúde para a realização dos exames.

Durante a consulta, o paciente será orientado sobre os fatores de risco da doença, formas de tratamento e os métodos preventivos. Se a pessoa apresentar algum problema bucal ou alteração mucosa, será encaminhada para atendimento no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), onde será realizado um exame de biopsia para averiguar a existência do tumor maligno. O tratamento terá sequência através de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Prados realiza evento pela luta antimanicomial neste próximo sábado, 1º de junho

Da Redação O Dia Nacional da Luta Antimanicomial receberá atenção da municipalidade em Prados, MG, …