Além de praias, Peruíbe, SP, conta com complexo termal

Lendas marcam a história da cidade. Peruíbe fica dentro da Estação Ecológica da Jureia.

Do G1 SP

Peruíbe fica no Litoral Sul de São Paulo e tem 32 km de praia. A cidade fica dentro da Estação Ecológica da Jureia, formada por Mata Atlântica, floresta tropical e manguezal e é cercada de histórias misteriosas, como mostrou a série “Roteiros de Verão”, do SPTV, neste sábado (11).

Diz a lenda que na região existiu um padre que voava. Leonardo Nunes foi um jesuíta incansável. Ele ia de uma tribo a outra para catequizar os índios. Por isso, eles tinham a impressão que o religioso estava ao mesmo tempo em vários lugares e, por isso, deram o apelido de Abarebebê (padre voador) – nome das ruínas de uma das primeiras igrejas que os jesuítas construíram no Brasil.

Roteiro de Verão - Mapa Peruíbe (Foto: Arte/G1)

Dizem que os índios também contavam que seres vindos das estrelas habitaram a região, que a cidade tinha grandes pirâmides de vidro e um belo dia um terremoto e a erupção de um vulcão destruíram tudo. Após isso, os extraterrestres partiram em naves prateadas carregadas de sementes e plantas.

Entre os pontos turísticos de Peruíbe está o mercado da cidade. Da para ver os peixes frescos chegando na rede e bater papo com os pescadores. Já para chegar na Praia do Guaraú, o turista precisa percorrer uma trilha de dez minutos no meio da vegetação de restinga, que ainda resta em poucas praias do estado.

O Complexo Termal também uma das atrações. Com várias alternativas de tratamento termal, o destaque é a lama negra que, além de medicinal, é também usada para estética e relaxamento.

Abaixo você confere outros roteiros turísticos de Peruíbe. Se quiser, pode imprimir o roteiro com todas as dicas de viagem:

Boulevard – Amplo calçadão no centro comercial onde se realizam shows musicais, dança, corais e o desfile e concerto da Banda Musical Municipal de Peruíbe.

Aquário Municipal – Conta com 19 ambientes que representam diferentes ecossistemas aquáticos. A maior atração é o tanque dos tubarões, com 16 mil litros de água salgada. O aquário fica na Av. Governador Mário Covas Junior, 204, Praia do Centro. Informações: (13) 3453-1568.

Colônia Veneza – Abriga a primeira capela de mosaicos do Brasil, feita pelo artista plástico Roberto Corradini, com mosaicos e esculturas em troncos de árvores. A Colônia possui ainda área de lazer e para convenções onde são realizadas exposições itinerantes.

Ruínas do Abarebebê – Principal ponto turístico, histórico e cultural do município. Aberta diariamente, das 10h às 18h. O acesso é pela Avenida João Abel. Visitação monitorada: R$ 1.

Complexo Termal – Com várias alternativas de tratamento termal, destaque para a lama negra que, além de medicinal, é também usada para estética e relaxamento. O Lamário Municipal fica na Av. Governador Mário Covas Júnior, 204, no Centro. Informações: (13) 3455-8766.

Mirante – Ideal para fotografar e observar uma das maiores distâncias contínuas de Mata de Restinga, que vai da linha da praia até o Parque Estadual da Serra do Mar e ilhas.

Praça Monsenhor Lino de Passos – Na praça da Igreja Matriz estão o relógio de sol, o coreto, a estátua do padroeiro, São João Batista, o busto do emancipador e primeiro prefeito, Geraldo Russomano, e a Colônia dos Pescadores.

Barra do Una – Vilarejo caiçara onde é possível conhecer o Rio Una do Prelado. Com praia quase deserta, tem limites com a Estação Ecológica Jureia-Itatins. A 32 km do Centro, o acesso é pela estrada Guaraú-Una, de terra batida, não recomendada em dias de chuva.

Guaraú – A região é um dos locais da cidade com elevado índice de avistamento ufológico.

Prefeitura Municipal de Peruíbe
Rua Nilo Soares Ferreira, 50 – Centro
TEL: (13) 3451-1000

Leia também:

Nota de falecimento – Selma Jerônimo