Pastor Nilson destaca a importância da cidadania

Representantes da Câmara, a vice-prefeita Olga Salomão com o pastor Nilson, na solenidade realizada na igreja

Do Jornal Cidade

A cidadania como direito à vida e a ação evangélica como agente transformador da sociedade foram os temas utilizados pelo pastor Nilson Martin Dias ao agradecer pela homenagem recebida da Câmara Municipal.

Em sessão solene na noite dessa quinta-feira (1º), ele recebeu o Título de Cidadão Rio-Clarense em outorga por iniciativa do presidente do Legislativo, Valdir Andreeta. A entrega aconteceu na sede da Igreja Batista do Calvário, no bairro Vila Indaiá.

Pastor titular da igreja, Nilson é reconhecido por seu trabalho com jovens, programas assistenciais desenvolvidos em bairros, campanhas de reabilitação social e assistência a enfermos em hospitais.

Segundo destacou na homenagem, cidadania corresponde ao direito à vida e aos direitos civis em uma sociedade em que as pessoas tenham participação ativa em sua relação com governantes. Nesse contexto, a ação evangélica deve se caracterizar por seu poder de transformação social.

Em sua fala, ele enfatizou sua gratidão aos rio-clarenses pela carinhosa recepção desde que chegou à cidade e pela atuante integração aos trabalhos desenvolvidos. “Se fiz alguma coisa, foi com a ajuda de vocês”, salientou ao citar nominalmente inúmeros colaboradores presentes. Em especial, Nilson Martin falou de sua gratidão pelo pastor Reynaldo Prestes Nogueira, que em Rio Claro o recebeu para juntos trabalharem na Igreja Batista do Calvário.

Presididos por Valdir Andreeta, ao lado dos secretários da Mesa Diretora, José Pereira dos Santos e Sivaldo Rodrigues (Faísca) de Oliveira, os trabalhos foram acompanhados na Tribuna de Honra pelo vereador Sérgio Desiderá e pelas vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme. Valdir Andreeta justificou a homenagem prestada ao pastor Nilson pela importância dos trabalhos e campanhas sociais desenvolvidas no município.

O vereador Sérgio Carnevale falou como representante da Câmara Municipal. O Executivo Municipal esteve representado pela vice-prefeita Olga Salomão. O deputado estadual Aldo Demarchi foi representado por Nevoeiro Junior. Integrante da comunidade, Stella Bianca Cassaniga Leme de Moura historiou a trajetória de sucesso do homenageado.

As vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme e a representante do Gabinete da Presidência, Marilice Pereira, fizeram entrega de flores à esposa do homenageado, Carla Regina Vidal de Oliveira Dias. Aberta e encerrada, respectivamente, com o Hino Nacional e o do Município, a noite de homenagem foi marcada por apresentações do coral da Igreja Batista do Calvário. A solenidade foi conduzida pelo mestre de cerimônia Chico de Assis.

Biografia

O pastor Nilson Martin Dias desenvolve trabalhos sociais em bairros como Bonsucesso, Guanabara 1 e 2, Jardim das Palmeiras e Jardim Inocoop. Ele mantém uma escola no Bonsucesso, promove campanhas de reabilitação social e assiste enfermos em hospitais semanalmente.

Casado com Carla Regina Vidal de Oliveira Dias, Nilson tem quatro filhos: Julia, Ana Carolina, Nathan e Ana Julia. Ele é graduado em Matemática e Ciências pela Unijales, pós-graduado em Aconselhamento Pastoral, Novo Testamento e Grego pelo IFC-Vinhedo e cursa Psicologia na Universidade Metodista de Piracicaba.

Ao justificar a homenagem, o presidente da Câmara Municipal assinala que o pastor, “além da caridade, promove a filantropia, aconselhamento pastoral e a evangelização de presidiários, carentes e de usuários de drogas de forma exemplar que valoriza a fraternidade e a cidadania”, assinala Valdir Andreeta.

Filho de Luccas Carrasco Dias e Ethermutis Martin Dias, Nilson é natural de Santa Fé do Sul (SP). Nascido em 1965, mudou-se para Rio Claro em 1988 para atuar com pastor da Igreja Batista do Calvário e juiz do Trabalho Reynaldo Prestes Nogueira, com o qual esteve por doze anos. No início de 2000 assumiu a igreja como pastor titular. Em Rio Claro foi professor de Estatística e Matemática na Facco-Faterc e no Colégio Integrado.

Leia também:

Cão salva menina de 12 anos ao lutar com cobra e acaba internado: ‘Herói’

Cachorro lutou com um cobra de aproximadamente 2 metros, segundo a família. Por G1 Santos …