ADITIVO AUTOMOTIVO
ADITIVO AUTOMOTIVO
ADITIVO AUTOMOTIVO
Início / RELIGIÃO / Bíblia: O devocional diário e a sua importância para uma vida cristã saudável

Bíblia: O devocional diário e a sua importância para uma vida cristã saudável

ADITIVO AUTOMOTIVO
PIXELS DE OURO
TENHO 9 MOTIVOS
Compreenda a importância do devocional para a vida do crente e conheça os instrumentos auxiliando a implementação desta prática enriquecedora na sua rotina diária e de sua família.

Do Genizah

O devocional diário é o momento do dia que separamos para estar em comunhão com Deus de forma mais pessoal. Hora de adorar, louvar, orar, ler a Bíblia, entender e meditar sobre o que lemos.

Não é um exercício de disciplina a ser visto como uma obrigação para o cristão, mas sim um privilégio e um prazer.

Sabemos, contudo, que muitos não conseguem ver assim. Isto porque, na maioria dos casos, estes irmãos ainda não experimentaram os benefícios reais deste encontro marcado diário com Jesus. Em muitos casos, a dificuldade de ler e entender as Sagradas Escrituras é a grande barreira. Para outros, falta incentivo para estabelecer a rotina. Contudo, uma vez que o momento devocional diário faz parte da vida, os resultados aparecem na intimidade com o Senhor, conhecimento da Palavra e aplicação desta no viver.

Lendo, entendendo, acreditando e praticando

No momento devocional diário: (1) Nos colocamos disponíveis para ouvir o Senhor. A meditação na Palavra nos molda segundo a imagem de Cristo, enquanto aprendemos os princípios pelos quais devemos viver e dirigir nossas vidas. (Sl 119:105); (2) Desfrutamos de tudo o que advém do aprofundamento da comunhão com o Senhor; (3) Agradamos ao Senhor – “Mas a oração dos retos é seu contentamento” (Pv 15:8b); e (4) ganhamos força ao aprender a manejar o maior instrumento de auxílio que dispomos: a oração.

Aproveite também estes momentos para confessar todos os seus pecados da forma que lhe forem revelados pelo Espírito Santo (Sl 66:18; 1 Jo 1:9). Peça a Deus que sonde o seu coração e lhe ofereça juízo sobre aquilo que O desagrada. Agradeça por tudo. Pelo bom e pelo desafio presente, confirmando a sua confiança no Amor do Pai, ratificando que o controle de sua vida é de Cristo. Interceda por sua família, pastores, amigos e irmãos. Coloque seus problemas diante do Pai.

Livros Devocionais

Como vimos, o devocional é de extrema importância para o crescimento espiritual e a construção da intimidade com Deus. É também fundamental para adquirir conhecimento bíblico e familiaridade com a Palavra.

A leitura orante – lectio divina – e o estudo da Bíblia são fundamentais para uma vida cristã saudável. Um bom devocionário é um subsídio maravilhoso para consecução destes objetivos, com saúde espiritual e doutrinária.

O livro devocional (ou devocionário) oferece um plano de leitura das Sagradas Escrituras na forma de uma seleção diária com explicação do texto sagrado e ainda uma aplicação para a nossa vida pessoal. Somos convidados a meditar sobre questões propostas no texto sagrado e recebemos uma direção diária para oração agradecida ao Senhor.

Muitos devocionais são dirigidos a públicos diferentes: homens, mulheres, jovens, etc. com temas mais caros a estes grupos. Outros são temáticos e pensados para ajudar os leitores em seus desafios nos campos familiar, profissional, etc. Alguns torcem o nariz para tanta “especialização” e “diferenciação” na produção de devocionais e dizem: Basta a Bíblia! Mas é claro que estamos sempre tratando dos textos sagrados, contudo pressupor que o leitor médio – que todos nós já fomos – é capaz de se auto instruir em toda a matéria bíblica e em sua aplicação na própria vida é pura empáfia. Arrogância criminosa de quem obviamente não ignora que boa parte daqueles que deveriam instruir a outros – pastores e professores – são, eles mesmos, semianalfabetos bíblicos.

Os entusiastas dos devocionários o enxergam como um instrumento utilíssimo para o crescimento do conhecimento e entendimento das Sagradas Escrituras, mas acima de tudo como uma ferramenta para o próprio crescimento espiritual.

Guardadas as óbvias considerações de natureza espiritual, há quem discorde que o crescimento espiritual também depende do tempo que dedicamos à oração, leitura e meditação sobre a Palavra de Deus? Ou que todas estas coisas dependam da correta compreensão da mesma? Há quem duvide que o Senhor nos fale quando lemos e meditamos sobre a Sua Palavra?

Bem assim, qualquer instrumento que nos ajude na disciplina, assiduidade e dedicação a leitura, compreensão, meditação e oração há de ser abençoador para as nossas vidas. E, neste aspecto, há inclusive base bíblica:

Filipe e o eunuco etíope – 26 O Anjo do Senhor falou a Filipe e disse-lhe: «Põe-te a caminho e dirige-te para o Sul, pela estrada que desce de Jerusalém para Gaza, a qual se encontra deserta. Ele pôs-se a caminho e foi para lá. Ora, um etíope, eunuco e alto funcionário da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém, regressava, na mesma altura, sentado no seu carro, a ler o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: «Vai e acompanha aquele carro.» Filipe, acorrendo, ouviu o etíope a ler o profeta Isaías e perguntou-lhe: «Compreendes, verdadeiramente, o que estás a ler? Respondeu ele: E como poderei compreender, sem alguém que me oriente? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto dele. Atos 8

Considere, ainda que um bom devocionário oferece incentivo para a meditação e aplicação pessoal e um bom plano de leitura bíblica pensado para o momento de vida e capacidade de compreensão do leitor para o qual este se destina.

COMENTE ESTA POSTAGEM:
ADITIVO AUTOMOTIVO
TENHO 9 MOTIVOS
PIXELS DE OURO

Leia também:

Chocante – Pastor faz FORTE revelação sobre Gugu Liberato

COMENTE ESTA POSTAGEM:

ADITIVO AUTOMOTIVO
ADITIVO AUTOMOTIVO