Início / GERAIS / Moradores de Itanhaém poderão se cadastrar para doar medula óssea

Moradores de Itanhaém poderão se cadastrar para doar medula óssea

De A Tribuna On-line

No próximo dia 19, a Secretaria Municipal de Saúde de Itanhaém  realizará o cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A ação irá acontecer no Ginásio Benedito Calixto, situado na Rua Leopoldino de Araújo, s/nº, Centro, das 9 às 17 horas.

Para se cadastrar, é preciso preencher  uma ficha e realizar a  coleta de amostra de sangue, que passará pelo exame de compatibilidade da medula óssea. Os dados genéticos serão cadastrados no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea no Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os doadores devem  ter entre 18 e 60 anos de idade e pesar mais que 55 quilos . É válido ressaltar que o doador não pode ter tido hepatite; ser dependente de insulina;  ter feito quimio ou radioterapia; ou ser portador do HIV.

A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Madu-Medula, de Presidente Prudente; Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília e as Faculdades de Enfermagem e Medicina da Unoeste de Presidente Prudente.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone  (13) 3427-8142.

Medula Óssea 

A medula óssea é o conjunto de células responsáveis pela produção dos elementos do sangue, estando na corrente sanguínea e alojada no interior dos ossos. De acordo com dados do Grupo Madu-Medula, a probabilidade de se encontrar uma pessoa compatível entre os indivíduos é de uma para 100 mil. Desde o início da parceria, já foi efetuado o cadastro de cerca de 70 mil doadores, e já houve diversos casos de compatibilidade.

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Em nota, Prefeitura de Prados esclarece o porquê do ano letivo começar em 18 de fevereiro

COMENTE ESTA POSTAGEM: