Aula Magna marca início do Trote Solidário na Unisepe-Registro

Do Diário de Iguape
Com o tema “Pressupostos da Educação para a formação postural e intelectual do Acadêmico do Terceiro Milênio”, a aula magna propôs um marco no pensar sobre Educação na atualidade. Com esse instigante tema, a palestra realizada segunda-feira, 14 de março, abriu a série de eventos do Trote Solidário 2011, que ocorrerá durante este semestre na UnisepeRegistro, que contou ainda com a arrecadação de leite para doação a entidades sociais. A abertura do evento foi realizada pelo professor Evandro Bolsoni, novo diretor da Instituição e Professora Vera Hashimoto.
Ministrada pelo professor Fernando Jorge Correia de Freitas, diretor Acadêmico da mantenedora Unisepe, a aula magna abordou competências, habilidades que se requer dos acadêmicos, embasadas no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors e que constituem os quatro pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer.
Um público atento, formado por cerca de 500 universitários, ouviu o Prof. Fernando discorrer sobre os mitos da vida moderna, entre os quais, a de que a Educação resolve todos os problemas. Ele também resssaltou que um dos pressupostos da Educação no século XXI é a construção da cidadania. “Se querem ser cidadãos, participem ativamente da vida acadêmica, da vida na sociedade. Ser cidadão não é só depositar voto na urna”, observou.
O professor Fernando ressaltou ainda que o estudante do terceiro milênio deve integrar as novas tecnologias ao cotidiano, mas precisa ter consciência que o melhor caminho para a pesquisa ainda é o livro. “Com a ajuda dos quatro pilares vocês entraram na faculdade e não dá mais para parar com o conhecimento. A Unisepe tem professores para auxiliá-los nessa caminhada mas, tenham certeza, eles também contam com vocês”.
A professora Vera Hashimoto, coordenadora do Instituto Superior de Educação (ISE) e da comissão do Trote Solidário, falou sobre os próximos eventos, ressaltando o caráter participativo da saudação aos calouros. “Nossa intenção é fornecer a vocês o significado do que é a escolha profissional, lembrando que a sociedade contemporânea exige do profissional mais garra, postura e determinação”, disse ela.
Ao fazer a abertura do evento, o professor Evandro Bolsoni, recém-chegado à UnisepeRegistro colocou-se à disposição dos acadêmicos. Ele revelou que a aula magna teve como objetivo trazer um novo panorama educacional, com ênfase na interdisciplinaridade entre os cursos e participação junto á sociedade, por meio de atividades sociais, abertura de novos cursos como Gestão Hospitalar, Psicologia, Gestão em Logística e Gestão em Recursos Humanos, como também cursos de capacitação profissional, chamados de Educação Corporativa UnisepeRegistro.
O evento contou também com a participação do diretor municipal de Educação de Registro, Raul Calazans (representando a prefeita Sandra Kennedy), da coordenadora de municipal Educação Infantil, Cássia Elizabeth de Souza, e da representante do departamento municipal de Educação de Cajati, Lucimara dos Santos, além do diretor de Relações Institucionais, professor Fred Simões, e dos professores que representam os órgãos institucionais da UnisepeRegistro, Anderson Martins (Coordenadoria Própria de Avaliação – CPA), Andréia Barbosa (Coordenadoria de Produção e Extensão – CPEX) e Germano Busato (Coordenadoria de Tecnologias Educacionais – CTE), além de coordenadores de cursos.

Leia também:

Cão salva menina de 12 anos ao lutar com cobra e acaba internado: ‘Herói’

Cachorro lutou com um cobra de aproximadamente 2 metros, segundo a família. Por G1 Santos …