sábado , 21 outubro 2017
HOME / GERAIS / Orquestra Jovem faz primeira turnê pelo litoral de SP
Joomla extensions, Wordpress plugins
Logo Walmart

Orquestra Jovem faz primeira turnê pelo litoral de SP

Thiago Andrade, do Correio do Estado
Iniciando bem o ano, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues parte hoje em direção ao litoral sul de São Paulo, onde realizará concertos nas cidades de Itanhaém, Santos, Praia Grande, Peruíbe e outros municípios vizinhos. Além de ser uma importante oportunidade profissional para os 15 adolescentes que compõem o grupo – todos entre 12 e 17 anos – também será um momento de lazer e diversão, esperado com muita curiosidade, já que muitos nunca estiveram em uma praia. A primeira apresentação acontecerá amanhã.
O convite foi feito pela Secretaria de Turismo de Itanhaém, em parceria com o Ponto de Cultura Benedito Calixto Cultura Ativa, que ficará responsável por abrigar os jovens durante o tempo em que estarão na região. “O Eduardo é filho da terra. Conhecemos seu trabalho e sabemos da qualidade daquilo que ele faz. Trazer a orquestra é uma forma de manter o intercâmbio entre nós e Campo Grande”, pontua Edgard da Silva, secretário de Turismo da cidade litorânea, referindo-se ao maestro e coordenador do projeto.
Segundo o secretário, o trabalho de Eduardo tem grande repercusão na região, tanto que, no ano passado, Campo Grande recebeu a visita do violonista Plínio Fernandes, de 16 anos, natural de Itanhaém, que se apresentou junto à Orquestra Jovem. Algumas apresentações no litoral paulista também contarão com a participação do adolescente. “Estamos abrindo o ano fazendo este circuito. Todos estamos bastante empolgados e ansiosos, inclusive eu”, aponta Eduardo, que já está na cidade há alguns dias, acertando os detalhes para receber os jovens.
Apesar de já ter se apresentado em Ourinhos, no interior de São Paulo, esta é a primeira vez que a Orquestra Jovem participa de um grande circuito pelo Estado. Eles permanecerão na região até 8 de fevereiro. “Como é período de férias, vamos tocar para um público bastante variado, com turistas de diversas regiões. É uma oportunidade para o amadurecimento dos integrantes”, aponta o coordenador. Para ele, o momento também é de orgulho por poder levar a São Paulo o trabalho que vem sendo desenvolvido junto à Fundação Barbosa Rodrigues.
No itinerário de apresentações, destacam-se concertos no Festival de Verão Cultura Ativa e no Projeto EmCena Brasil, da Cia. Abaré de Teatro, nos quais os jovens tocarão dentro de um container adaptado, instalado na praça central de Itanhaém. Outros pontos interessantes pelos quais a Orquestra Jovem passará incluem a Igreja Matriz de Sant´Ana, construída em 1639, o Palácio Anchieta e a Biblioteca Municipal de Praia Grande. “A região é uma das mais antigas do Brasil. Eles vão conhecer muitas regiões históricas”, ressalta Eduardo.
O repertório dos concertos levará ao público desde composições clássicas do renascentismo às versões para músicas regionais como “Chalana”, “Mercedita” e “Sonhos Guaranis”. Os arranjos ficam por conta de Jonas e Eduardo. Os músicos também apresentarão composições inusitadas como músicas tradicionais árabes e australianas, fazendo uso de instrumentos dessas regiões.

Sobre mrwash

Confira também:

Rifa de casa completa (móveis e eletrodomésticos) – R$ 20

Olá, gente! Em razão de mudança estou promovendo um sorteio com tudo o que tenho …

Rifa Tudo é nova modalidade de negócios da Internet. Conheça

Você já conhece o Rifa Tudo? Não? Então você é convidado a conhecer e participar …

A casa caiu! Não negocie seu imóvel antes de ler este livro!