Início / GERAIS / PARTE V – A TENTAÇÃO DE EVA E A QUEDA DO HOMEM*

PARTE V – A TENTAÇÃO DE EVA E A QUEDA DO HOMEM*

Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o SENHOR DEUS tinha feito. E esta veio até à mulher e lhe disse: “É assim que DEUS disse: ‘Vocês não devem comer de toda a árvore do jardim’?”.

E respondeu a mulher à serpente: “Do fruto de todas as árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, assim disse DEUS: ‘Vocês não devem dele comer, nem nele devem tocar para que não morram’”.

Então a serpente disse à mulher: “Certamente, se comerem do fruto desta árvore, não haverão de morrer, porque DEUS sabe que no dia em que dele vocês comerem, se abrirão os seus olhos, e vocês serão como DEUS, sabendo o bem e o mal”.

Viu, então, a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; assim, tomou do seu fruto e o comeu, e ofereceu também a seu marido, e ele comeu com ela. Tão logo o comeram, então foram abertos os seus olhos, e os dois conheceram que estavam nus; e depressa coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Não tardou, pois, para ouvirem a voz do SENHOR DEUS, que passeava pelo jardim durante o correr do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR DEUS, entre as árvores do jardim.

Chamou, então, o SENHOR DEUS a Adão, e disse-lhe: “Onde você está?”. E ele respondeu: “Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e me escondi”.

“Quem mostrou que você estava nu?”, perguntou Deus – “Acaso você comeu da árvore de que eu lhe ordenei que não comesse?”.

Então disse Adão: “A mulher que Tu me deste por companheira, foi ela que me deu da árvore, e eu comi”.

O SENHOR DEUS procurou a mulher e lhe perguntou: “Por que você fez isto?” No que a mulher prontamente respondeu: “A serpente me enganou, e eu comi”.

Então o SENHOR DEUS disse à serpente: “Porquanto você fez isto, maldita você será mais do que toda a fera, e mais do que todos os animais do campo; sobre o seu ventre andará, e pó você haverá de comer todos os dias da sua vida; e porei inimizade entre você e a mulher, e entre a sua semente e a semente da mulher; esta lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Por sua vez, à mulher DEUS disse: “Multiplicarei grandemente a sua dor, e o momento do seu parto; assim, com dor você dará à luz filhos; e o seu desejo será para o seu marido, e ele dominará você”.

E para Adão assim disse DEUS: “Porquanto você deu ouvidos à voz de sua mulher, e comeu da árvore de que lhe ordenei, dizendo: ‘Você não deve comer dela’, maldita é a terra por sua causa; com dor você comerá dela todos os dias da sua vida. A partir de agora, espinhos, e cardos também, a terra lhe produzirá; e você há de comer a erva do campo. Do suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que morra e retorne à terra; porque da terra você foi tomado; porquanto você é pó, e em pó você há de se tornar”.

À sua mulher Adão deu o nome de Eva, porquanto era considerada a mãe de todos os seres vivos.

E fez o SENHOR DEUS a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

Então disse o SENHOR DEUS: “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, decidi tirá-lo deste jardim”.

O SENHOR DEUS, desta maneira, lançou fora a Adão e sua mulher do jardim do Éden, e os colocou para lavrar a terra de que fora tomado. Assim que lançou fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, com uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

(*) Evento registrado no Livro de Gênesis (Capítulo 3, Versículos 1 ao 24), atribuído a Moisés, numa adaptação livre feita por Washington Luiz de Paula à tradução para o português de João Ferreira de Almeida, de acordo com os textos originais.
COMENTE ESTA POSTAGEM:

Leia também:

Terceira edição da live do prefeito Luiz Maurício, no Facebook, tem Secretário de Turismo, Esporte e Cultura como destaque

COMENTE ESTA POSTAGEM:

Joomla extensions, Wordpress plugins