sexta-feira , 21 julho 2017
Home / CULTURA & ARTE / Milton Hatoum será homenageado e comandará mesa redonda sobre roteiro de cinema

Milton Hatoum será homenageado e comandará mesa redonda sobre roteiro de cinema

Escritor será homenageado com a “2ª Semana Milton Hatoum” que começa na próxima segunda-feira (14)
 (Eduardo Nicolau/ AE)
Semana Milton Hatoum começa na segunda-feira (14)

Rafael Seixas, de A Crítica

Milton Hatoum conseguiu conquistar leitores em todo o mundo com seus romances e contos, recebendo por eles premiações de suma importância no cenário literário, como é o caso do Prêmio Jabuti. Por isso, nada mais justo que o amazonense seja homenageado na terra onde nasceu e que tanto o inspira, durante a “2ª Semana Milton Hatoum”, que terá início na próxima segunda feira ( 14) e se estenderá até o dia 21. Dia 21, o autor comandará uma mesa redonda sobre roteiro de cinema, às 19h, no Palacete Provincial (Centro), trazendo nomes como Maria Camargo – fez o roteiro de “Dois irmãos” para a Rede Globo –, Guilherme Coelho (idealizou o roteiro de “Órfãos do Eldorado”) e Marcelo Gomes – diretor de, entre outros filmes, do premiadíssimo “Cinema, aspirina e urubus”.

“O Marcelo vai falar do meu livro ‘Relato de um certo Oriente’ e o Guilherme do ‘Órfãos do Eldorado’. A Maria será co-autora dos dois roteiros que eles estão produzindo. Vamos abordar como acontece a adaptação de uma obra literária para o cinema”, explica Milton Hatoum. Ele informa, ainda, que “um bom cineasta não está preocupado em transcrever o romance para a tela, mas sim em tentar captar o essencial. O que posso adiantar é que essa passagem é difícil, sempre complicada e que necessita de um trabalho dos roteiristas, atores, produtores, ou seja, de tudo que engloba o cinema”, completa.

O escritor revelou que está tentando finalizar um romance que escreve há 4 anos. “É uma história ambientada em Paris, entre 1978 e 1982, época em que morei lá. É um livro que fala sobre os exilados, amor e política. Essa publicação não tem relação com a minha vida no Amazonas, porém tem com o livro ‘A cidade ilhada’, num conto chamado ‘Bárbara no Inverno’, que foi a semente de origem desse meu novo trabalho”.

Atividades

A programação da “2ª Semana Milton Hatoum” contará também com outras iniciativas: todos os títulos do autor estarão sendo vendidos na Banca do Largo, até o final da semana a preços promocionais, como uma forma de divulgação. “Essa é apenas uma forma de homenageá-lo e de deixar sua obra mais acessível ao público da cidade”, diz Joaquim Melo, coordenador do evento. No dia 19, a partir das 19h, no Largo São Sebastião, serão exibidos filmes, documentários com debates e entrevistas feitas com Hatoum – ele estará presente!

Veja também

Coral Cantores do ABC faz apresentação em Peruíbe neste domingo, 2

Da Redação O celebrado conjunto coral “Cantores do ABC” (foto) estará se apresentando na cidade, …

Maestro Joaquim será velado na PIB São Paulo. Sepultamento é amanhã, 25

Da Redação O corpo maestro Joaquim Paulo do Espírito Santo (foto), que faleceu na data …

1ª Parada do Orgulho LGBT promete agitar Peruíbe domingo próximo, 25

Peruíbe é um dos dez municípios contemplados pela Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria …

%d blogueiros gostam disto: